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Growth Hacker Imobiliário

Hoje o termo “Growth Hacking” é uma moda no mercado digital e nas startups e tenho tido o prazer de estar na vanguarda da aplicação desta tecnologia para Imobiliárias. Mascomo toda moda, acaba gerando muitos pontos de vistas diferentes, discussão e novas definições com o tempo. Mas independente de qual linha você segue, vamos voltar à origem e o que é indiscutível de fato.

Em 2010, Sean Ellis cunhou o termo Growth Hacker: “O Growth Hacker é um novo tipo diferente de profissional de Marketing. Ele cuida de um Marketing orientado a crescimento para startups.”
Disso, podemos tirar que Growth Hacking é a metodologia que busca o crescimento da empresa, mesclando criatividade com conhecimentos de Marketing ligados ao desenvolvimento de produtos, conectando seu público-alvo a produtos e serviços e gerando excelentes resultados.

Um ponto importante de destacar é que os Growth Hacks (as ações/táticas para crescimento) não são necessariamente black hats. Ou seja, não são ações para subverter o sistema, enganar o usuário ou quebrar as regras. E sim estratégias e táticas criativas, extrapolando a linha das ações e canais convencionais.

No livro “Startup Growth Engines”, Sean Ellis comenta que ao estudar melhor as empresas com crescimento muito acelerado, viu que elas apresentavam 3 características em comum:
• Elas fugiam do Marketing tradicional
• Tinham times dedicados a Growth com uma formação bem heterogênea – mistura de pessoas com pensamento científico e criativo

O Guia Definitivo do Growth Hacking – Teoria e Prática 10
• Imersão forte no produto – na maioria das vezes o próprio produto mudava não por questões técnicas, mas por ele mesmo incentivar o uso e proporcionar um crescimento absurdo.
E aprofundando a análise nessas empresas, foi possível identificar a origem do crescimento acelerado. Elas não estavam no Marketing tradicional, mas sim em 4 grandes coisas:
• Inovação de produto (papel do time de desenvolvimento)
• Canais de aquisição únicos que os concorrentes nem tinham considerado (papel do time Marketing)
• Rigorosa otimização baseada em análises e dados (cultura da empresa)
• Profundo conhecimento dos clientes (Marketing, vendas e atendimento)

As diferentes visões/approaches de Growth

Nestes 9 meses estudando o assunto e interagindo bastante com outros profissionais de Growth, percebi que existem duas grandes formas de enxergar como esta área deve funcionar. Essa diferença de atuação geralmente acontece por foco, estrutura interna da empresa, filosofia ou até mesmo praticidade.
Como estas empresas com crescimento muito acelerado são startups que envolvem principalmente tecnologia, é muito comum Growth estar ligado tanto a Marketing quanto ao produto. Sendo muitas vezes, o próprio produto o catalisador dos resultados de Marketing (aquisição e vendas, referência), seja gerando uma enorme satisfação nos usuários e incentivando o compartilhamento, seja criando uma experiência inesquecível que torna o produto indispensável na rotina do usuário.

As duas visões de growth:
Growth via Marketing: geralmente time de Growth fica dentro do time de Marketing e seu principal trabalho está relacionado à aquisição: ou seja, geração de demanda para o time de vendas.
Growth via Produto: neste caso o foco é em melhorias no produto que proporcionam maior crescimento: conversão de trials para pagantes, estimular engajamento do usuário e referral.

É importante entender que existem essas diferenças, mas que ambas trazem resultados (e o ideal é ter essas duas frentes rodando juntas) a Quinto Andar trabalha nas duas frentes. Isso pode variar de empresa para empresa e o tipo de profissional a fazer parte do time pode mudar bastante também.

Sim, isso serve para sua Imobiliária

Ao falar sobre Growth Hacking é comum ouvir de imobiliárias coisas como “mas minha imobiliária / construtora é muito pequena e não consigo ter um time focado em crescimento”.
O interessante é que esta filosofia e busca por ações para alavancar resultados não só pode como deve ser feita por imobiliárias com operação bem enxuta. Mesmo imobiliárias sem um time dedicado a isso já conseguem ter uma mentalidade e um processo para encontrar grandes alavancas de crescimento.
Entenda no post abaixo como montar um time para sua Imobiliária

Montar um time de Growth em sua Imobiliária 

 

Daniel o Impulsionador
Conhecido no mercado imobiliário como "O impulsionador", Daniel é um dos diretores da Sobressai e profissional de Marketing graduado pela Ulbra Canoas. Suas campanhas no Facebook e Google Adwords já geraram milhões em vendas. Ele foge da receita de bolo ensinada pelos principais players do mercado, seu método prevê segmentação avançada e abordagem cognitiva e isto trouxe um diferencial em suas campanhas. Segmentação, automação, MQL, SQL e processos de vendas aliando Marketing com vendas são sua especialidade.
https://www.instagram.com/daniel.impulsionador/

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